HOMEM & AMEBA

A liberdade de questionar, refletir sobre tudo, e fazer escolhas, não é um direito, é da natureza humana, é o que nos difere das amebas.

Fontes

Aqui você encontra outras fontes para ajudá-lo a fazer suas reflexões. São links para sites, textos, videos etc.

----------------------------------------------------------------------------------------------------

NA WIKIPÉDIA
bule de chá de Russell, eventualmente chamado de bule celestial, é uma analogia criada pelo filósofo Bertrand Russell (1872–1970) que tem por finalidade mostrar que a dificuldade de desmentir uma hipótese não torna esta verdadeira, e que não compete a quem duvida desmenti-la, mas quem acredita nela é que deve provar sua veracidade. Num artigo chamado "Existe um Deus?",[1]Russell escreveu:
"Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados – em vez dos dogmáticos terem de prová-los. Essa ideia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um bule de chá de porcelana girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o bule de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos. Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal bule de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade e levaria o cético às atenções de um psiquiatra, numa época esclarecida, ou às atenções de um inquisidor, numa época passada."

A Invenção da Religião


Sabe com quem você está falando?

OUTRAS FONTES NA REDE

O Mundo Segundo Einstein - Marcelo Gleiser

A existência de Deus e a abrangência dos poderes desta imaginada entidade vem provocando os homens a manifestarem seus pensamento há muitos séculos. Nesta página da WikiQuote você encontra várias destas manifestações em frases curtas que, em muitos casos, se tornaram ditos populares.

Aproveitando a dica anterior, ressalto a fantástica fonte de informação que a Wikipédia já é para qualquer área do conhecimento. Sempre que desejar saber alguma coisa, comece a pesquisar pela página inicial do projeto.

Edge.org - Um dos maiores e mais importantes fóruns de discussão de intelectuais e pensadores da internet.


EXTRATOS DE MINHAS LEITURAS

Desde que aprendi o beaba tenho o hábito da leitura (primeiro foram os "gibis", os contos de fadas, depois os pockets com histórias do FBI, Perry Mason, Sherlock Holmes e outros, até chegar a Monteiro Lobato. Na adolescência lia Seleções do Reader's Digest e daí em diante li de tudo. Por volta dos 40 anos, adquiri o hábito de marcar trechos que, por algum motivo, chamavam minha atenção em especial. Seja por conterem informação relevante, seja por concordar com a ideia do autor, seja por provocar minhas reflexões sobre o tema tratado. Depois transcrevo as marcações em um arquivo de texto. Chamei tais conteúdos de "extratos" e você pode acessá-los em um outro blog que mantenho: é o hipocrisia.blog.br. Vá ao menu principal e acesse "EXTRATOS". Eles estão organizados por áreas do conhecimento e nome do autor. Clicando sobre o nome, um link trará uma página, na maioria das vezes, da wikipédia falando sobre ele. Abaixo do nome aparece o título de uma ou mais obras do autor. Clicando em um título, você terá acesso a um arquivo html com o que considerei relevante incluir.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.