CRONOLOGIA DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO
Em meados de 2013, recebi o livro A Essencial Arte de Pensar - Ensaio Filosófico Sobre o Pensamento e a Reflexão - escrito por José D. Matos, um pensador brasileiro que não conhecia. Afora a qualidade inquestionável do conteúdo, ele cita mais de uma centena de pensadores ao longo de mais de 3.000 anos.
Tive a ideia de montar uma planilha contendo:
- Ano de nascimento e de morte
- Nome
- Nacionalidade
- Área de Conhecimento
- Ideias
- Escola de Pensamento
- Algumas Obras
Recorri também à Wikipédia, tanto para buscar datas de nascimento e morte não contidas no livro, quanto para buscar ideias de pensadores e encontrar outros pensadores não citados.
Ressalvo que encontrei algumas divergências de data entre o livro e o que consta na Wikipédia. Nestes casos, optei por usar a data da Wiki, por uma razão simples: esta tabela não se limita ao livro e é aberta a contribuições de outros e-leitores.
Acesse Cronologia da Evolução do Pensamento
Acesse Cronologia da Evolução do Pensamento
CRONOLOGIA DO UNIVERSO
Criei e atualizo sempre que tenho uma nova informação, duas planilhas:
- Cronologia do Universo - Onde cada linha é um evento, podendo ser o surgimento de uma estrela, uma descoberta científica, uma data de nascimento ou morte de um personagem da história, uma data que marca o início de uma era etc.
- Quantidades do Universo - Onde cada linha é uma quantidade, podendo ser volume ou dimensão.
Caso você tenha um dado importante para qualquer uma, me passe para que eu o inclua.
DIVERSAS OUTRAS INFORMAÇÕES
Também atualizo a planilha Medidas de Referência que contém referências de tempo, distância, peso, quantidade, valores etc. Nela você encontra uma aba onde poderá calcular a equivalência de uma época qualquer da história da Terra ou do universo, com um ano terreno. Como exemplo, os dinossauros foram extintos apenas 2 dias antes do término do ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.