HOMEM & AMEBA

A liberdade de questionar, refletir sobre tudo, e fazer escolhas, não é um direito, é da natureza humana, é o que nos difere das amebas.

domingo, 15 de abril de 2012

15/04/2012 - O IMPERFEITO MAIS QUE PERFEITO

"Uma pequena herança genética é geralmente ruim para uma espécie, pois reduz a variação." 
Uma das conclusões das pesquisas em genética.

A ideia de imperfeição sempre incomodou filósofos, pensadores e o homem comum. Em tudo, ao longo da história da civilização, se desejou e se procurou por uma fórmula de gerar o que quer que seja, sem defeito, perfeito. Esta visão está completamente destruída, invalidada, depois das descobertas proporcionadas pela ciência nos últimos 2 séculos.


Darwin com a publicação de suas descobertas em 1859 sobre a origem das espécies, Francis Crick e James Watson em 1953  com a descoberta da estrutura do DNA e a NASA em 1990 com o envio ao espaço do telescópio Hubble, demonstraram que é a imperfeição, a falha na duplicação, a chave, a mágica que produz a MARAVILHOSA diversidade de tudo no universo. Não fosse isso, nada existiria. As "coisas" do universo só foram possíveis porque nos processos de replicação ocorreram falhas.

Este mundo, nossa galáxia, o universo, aos quais atribuímos perfeição, nada mais são que originados por uma incalculável sequência de falhas sobre falhas sobre falhas... assim indefinidamente, infinitamente. E, portanto, é a imperfeição a mãe de tudo. É o imperfeito sendo a única fórmula para nos levar ao perfeito. É o imperfeito mais que perfeito!

Abandone, portanto, a ideia de obter perfeição. De ter o que quer que seja à imagem e semelhança de seja lá o quê. A maravilha da vida humana, da fauna e flora terrestre; das montanhas, vulcões e vales; das águas e geleiras; dos ventos, do frio e do calor; dos metais e cristais; das estrelas, galáxias e nebulosas; tudo foi criado pelo deus "desculpe a nossa falha!".

E vire seu olhar para observar as fantásticas criações desta mãe chamada Imperfeição!

Um comentário:

  1. Paulo,
    Gostei muito do texto: claro, direto.....
    Mas o que me incomoda é denominar as imperfeições ao "deus" erro, me constrange.
    De resto PARABÉNS!!!!!

    ResponderExcluir

O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.