HOMEM & AMEBA

A liberdade de questionar, refletir sobre tudo, e fazer escolhas, não é um direito, é da natureza humana, é o que nos difere das amebas.

Evolução

Foi a observação das diferenças entre indivíduos de uma mesma espécie vivendo em ambientes diferentes, que permitiu a Darwin se tornar o primeiro pesquisador a perceber e entender o maravilhoso mecanismo que além de conduzir e regular a evolução dos seres vivos, é responsável pela própria criação/origem de cada nova espécie ao longo da história da vida no planeta Terra.

A perfeição (sob o ponto de vista de uma divindade ou da ciência) é resultado da soma(em alguma escala de valor) de entidades diversas, e esta diversidade é conseqüência de um mecanismo de reprodução imperfeito, pois nunca reproduz cópias perfeitas. É este mecanismo imperfeito que faz o universo ser mais que perfeito.

Tudo o que você acha maravilhoso na natureza, nada mais é do que fruto da árvore da diversidade. Se você tem dúvida sobre esta afirmação, tente imaginar qualquer situação reprodutiva que gere cópias perfeitas e projete o resultado para o futuro.
 
Venha se juntar aos que acreditam que a natureza, e todo o universo, só é possível graças aos princípios que garantem a diversidade das espécies, de átomos a galáxias. Ajude a desenvolver um pensamento que sirva de resistência às tendências contemporâneas de alguns setores da sociedade de eliminar as imperfeições através da clonagem de qualquer ser, em particular a clonagem do ser-humano.


NOTA:

Hoje, 16/05/13, quando reviso este texto, está no noticiário do mundo inteiro que cientistas chegaram muito próximos da clonagem humana. O que isto pode significar? Não sei, mas que a evolução de nossa espécie vai sofrer um redirecionamento daqui a algumas dezenas de anos, isso vai.

FONTES DE REFERÊNCIA

ANCESTRAL DE CÃES, GATOS E OUTROS - 07/01/13 - O Globo - Ciência - Pai de todos os cães, gatos, ursos e leões vivia em árvores.

O Linguado - Um peixe exemplar.

Acho simplesmente ridícula a ideia de que o linguado originariamente seria um peixe que vivia deitado no fundo do mar com um olho enfiado na areia!!! Não é assim que a evolução funciona. O ancestral do linguado como o conhecemos, teve origem em uma mutação (ou mais de uma, provavelmente) que levou-o a adotar a posição "deitado" porque esta lhe foi mais conveniente à sua sobrevivência, já que nesta posição podia vigiar muito melhor a proximidade de seus predadores.

15 Jóias da Evolução - Seleção feita pela revista Nature

Drauzio Varella - O respeito recíproco devido entre ateus e crentes

Richard Dawkins - Entrevista na Flip (legendado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.