HOMEM & AMEBA

A liberdade de questionar, refletir sobre tudo, e fazer escolhas, não é um direito, é da natureza humana, é o que nos difere das amebas.

Glossário

Veja no final da página fontes usadas para este glossário.


A PRIORI – aquilo que conhecemos antes da experiência concreta.
AFORISMO: proposição breve, concisa, que encerra algum ensinamento de ordem moral ou uma reflexão filosófica profunda.
AGNOSTICISMO: postura que consiste em reconhecer que qualquer especulação sobre este ponto ou qualquer outro que não possa ser demonstrado nada mais é que uma tentativa humana de obter conhecimento sobre algo impossível de conhecer. O termo e sua definição foram criados por Thomas Huxley.
AMINOÁCIDOS: s.m. Substância que tem uma função ácida e uma função amina. (Os aminoácidos são os constituintes fundamentais das proteínas.) (Sin.: ácido aminado.)
ALELO: o conceito de alelo refere-se ao estado ou ao tipo especifico do gene considerado. Por exemplo, você pode ter dois carros, e eles serão seus do mesmo modo que seus genes lhe pertencem. Mas os carros têm suas marcas e modelos particulares, que os definiriam como “alelos” em termos desta analogia. Portanto, dizer que você tem carros é dizer que você tem genes. Dizer que você tem um Ford e um Chevrolet é descrever o estado alélico desses genes.
ALTRUÍSMO: Na biologia, o termo altruísmo não se refere aos sentimentos dos animais. Refere-se, antes a atos que reduzem a aptidão do organismo que os executa, ao mesmo tempo que aumentam a aptidão do(s) organismo(s) que o os recebe(m).
AMPÉRE: é a quantidade de elétrons que passa pelo condutor durante 1 segundo.
ANTICORPOS: proteínas com a tarefa específica de neutralizar o antígeno.
ANTÍGENO: macromolécula estranha a um organismo.
ANTRÓPICO: princípio que admite que o universo deve ser tal que produza vida inteligente. Foi apresentado pelo físico norte-americano John A. Wheeler, que sustenta que os observadores são realmente necessários para dar existência ao universo, uma definição que parece exigir algum tipo de criação retroativa da mente humana após sua formação.
ANTROPOMÓRFICO: semelhante ao homem.
APOSTASIA – abandono da fé. [Em certas culturas, ela é punida com a morte.]
ASSOCIAÇÃO: Toda célula nasce por divisão com outra célula-irmã. Se alguma coisa contribuir para as manter juntas, elas se manterão juntas. Isto acontecerá se as células-irmas continuarem lado a lado ou se partilharem a mesma moradia. A repetição de tal processo dá origem a uma colônia de tamanho crescente.
ÁTOMO: partícula extraordinariamente pequena que representa a unidade fundamental da matéria. É constituído de núcleo (formado por um nêutron e prótons) e eletrosfera (formada por elétrons).
ASTERÓIDE: vem de uma palavra grega que significa “semelhante a estrela”.  Parecem-se com batatas deformadas, com as superfícies marcadas por crateras como a superfície de nossa lua. Nos asteróides, a força de coesão é maior do que a de gravidade. Nenhum é grande o suficiente para sustentar uma atmosfera.
BACTÉRIAS:  são pequenos organismos, cujo tamanho em geral não excede algumas centenas de milésimos de centímetros, com formas que vão de filamentos a esferas, visíveis apenas com um bom microscópio.  Assim que uma bactéria dispõe de duas cópias do seu genoma, ela se subdivide. A bactéria média não leva mais de 20 a 30 minutos para completar um ciclo de crescimento e divisão. Possuem a capacidade de produzir enzimas todo o tempo, mas não conseguem faze-lo na ausência do açúcar porque os genes correspondentes são bloqueados por uma proteína, chamada repressora, que impede sua transcrição para o RNA.
AGORAFOBIA: medo de espaços abertos.
BIOINFORMÁTICA: área da ciência que envolve todos os aspectos da aquisição, processamento, armazenamento, distribuição, analise e interpretação de informação biológica. Também pode ser definida como o ramo da ciência que aplica recursos computacionais para auxiliar na solução de problemas biológicos.
BIOGEOGRAFIA: o ramo das ciências biológicas que se dedica ao estudo das distribuições geográficas dos seres vivos.
BIOMETRIA: estudo quantitativo da hereditariedade
BIOMOLÉCULAS: moléculas encontradas em seres vivos. Cada organismo contém de milhares a milhões de tipos de biomoléculas diferentes dependendo da espécie. As principais biomoléculas são os ácidos nucléicos, as proteínas, os carboidratos (ou açucares) e os lipídios (ou gorduras).
BIOSFERA s.f.: Camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos.
BIOTAS: grandes conjuntos de espécies.Catalisador: entidade provocadora de uma reação entre duas outras entidades. Ou entidade desencadeadora de reações.

[[caos]] CAOS: pelos gregos, a primeira divindade a surgir no universo. Foi Ovidio quem primeiro atribui ao termo a nocão de desordem e confusão. Neste espaço, caos sempre carrega o princípio de que só há equilíbrio na diversidade, na ação individual dos elementos de um sistema, de tal modo que não há algorítmo que explica o seu funcionamento, o que me leva a ser partidário de que não há uma teoria de TUDO como defendem alguns físicos. Para mais, consulte http://pt.wikipedia.org/wiki/Caos_(mitologia).
CÁTION: É o nome dado ao átomo que, quando se une a outro, cede elétrons de forma que fique ambos fiquem com 8 elétrons na sua ultima camada. Ânios é o nome dado aos átomos que ganham elétrons.
CÉLULAS: conjuntos de moléculas que, interagindo entre si de forma organizada, se constituem em uma unidade viva de matéria. DNA, RNA, proteínas, carboidratos e lipídios compõem as células.CÉLULA EUCARIOTA:
CISTRON: unidade que representa uma seqüência de DNA entre uma marca de inicio e outra de fim de uma seqüência de nucleotídeos.
CIENTOLOGIA: ciência que vê de fora o sistema
CITOCROMO C: proteína com 100 aminoácidos de comprimento. Atua na utilização de oxigênio para muitos seres vivos. A versão humana do citocromo c difere da do macaco reso por um único aminoácido
CORRENTE ELÉTRICA: é uma corrida de elétrons que vão de um ponto eletricamente negativo para um ponto eletricamente positivo, ou seja, vão de onde há mais elétrons para onde há menos elétrons.
COSMOGONIA - vem do grego cosmos, que significa mundo ordenado, organizado e harmonioso.
CROMOSSOMO: s.m. Elemento figurado, característico do núcleo no momento da divisão celular. // Cromossomos homólogos, par de cromossomos tal, que um provém do ancestral masculino e outro do feminino. — Os cromossomos, em forma de grânulos de filamentos arqueados ou de bastões, são em número constante (e par) em todas as células de um mesmo indivíduo e em todos os indivíduos da mesma espécie. Contêm os genes, suportes materiais da hereditariedade.
COSMOLOGIA: um conjunto de explicações para algumas perguntas fundamentais.Disforia: pessoa disfórica....EFEITO FENOTÍPICO: os efeitos que os genes têm sobre os corpos.
CSICOP: Comittee for the Scientific Investigation of Claims of the paranormal [Comissão de Investigacao cintifica de alegacoes de paranormalidade]
DECAIMENTO: ver MEIA VIDA.

DEMONS – espécie de distrito eleitoral da Polis
DEMOCRACIA – o governo das demons
DEONTOLOGIA: crença de que a moralidade consiste em obedecer a regras. É literalmente a ciência do dever; do grego para "aquilo que é obrigatório".
DESIGN INTELIGENTE (DI): movimento cujos promotores são teístas com idéias que abrangem de um cristianismo conservador a um teísmo filosófico sem nenhuma ligação com qualquer religião.
DETERMINISMO AMBIENTAL: o meio tem o poder absoluto de moldar o comportamento. DETERMINISMO BIOLÓGICO: doutrina que prega que tudo no comportamento humano é biologicamente determinado, em particular, em termos genéticos. 
DETERMINISMO GENÉTICO:  o comportamento é inteiramente inato.
DIALÉTICA: mostrar que uma idéia leva a uma contradição. Técnica frequentemente usada nos diálogos platônicos. Nesses escritos, vemos muitas vezes Sócrates pedir a uma outra pessoa que emita uma opinião. Em seguida ele demonstra que essa idéia leva a uma contradição ou a uma conclusão absurda.
DIFERENCIAÇÃO: As verdadeiras colônias compostas pela mesma espécie de células são uma raridade. A associação ganha uma vantagem particularmente eficaz com a diferenciação, processo pelo qual as células geneticamente idênticas se diferenciam deixando de expressar os mesmos genes na mesma proporção. A diferenciação permite a especialização celular e, portanto, a divisão do trabalho entre os membros de uma coletividade, é o segredo da cooperação celular e da complexificação evolutiva.
DINAMÔMETRO: aparelho que mede força.
DNA: acido desoxirribonucléico, constituído de 4 necletídeos. Sua função é armazenar a informação genética e sua cópia.
DUALISMO: Doutrina, advogada pela primeira vez por Descartes, que considera o corpo e a mente humanos duas entidades distintas ligadas no cérebro.
EEE: Estratégia Evolutivamente Estável.
ELEMENTO BIOGÊNCIO:
ELEMENTO QUÍMICO: é cada um dos tipos conhecidos de átomo, que se caracteriza pelo seu número de prótons. As substâncias formadas por dois ou mais elementos químicos diferentes são chamadas substâncias compostas.
ELÉTRONS: são partículas do átomo que emitem ou absorvem fótons de luz.
ENDORFINA: indutor natural de sensações prazerosas.
ENGRAMAS: registro no cérebro de um embrião, anteriores ao desenvolvimento dos ouvidos, do que sua mãe grávida fala ou escuta.
ENTOMOLOGIA:  é a ciência que estuda os insetos sob todos os seus aspectos e relações com o homem, as plantas, os animais e o meio-ambiente.
ENZIMA: é uma proteína que acelera uma reação química em particular. Em qualquer célula viva, o DNA ajuda a criar enzimas e as enzimas criam as reações químicas que são a "vida".
EPIFENÔMENO: aquilo que é adicionado a um fenômeno sem exercer qualquer influência sobre ele
EPISTEMOLOGIA: ramo dafilosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento.
EPR: sigla para um paradoxo na física identificado pelos físicos Einstein (Albert), (Boris) Podolski e (Nathan) Rosen.
EQUAÇÕES QUÍMICAS: são representações gráficas das reações químicas. No primeiro termos estão os reagentes. No segundo termo, os resultantes. Numa equação equilibrada a soma dos átomos de cada elemento é igual.
EVOLUÇÃO: http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htmEPZ: Energia em Ponto Zero, expressão usada para a energia que está sempre flutuando no vácuo do espaço, no centro de toda a matéria.
ESPECIAÇÃO: O corpo de um adulto humano contém vários trilhões de células mas apenas uns duzentos tipos de células. Essencialmente os mesmos tipos de células servem para construir os corpos do camundongo e da baleia, ou até, com pequenas diferenças, os corpos do sapo e do peixe, da mesma maneira que tijolos e pranchas podem servir para construir diferentes tipos de casas, desde chalés a mansões.
ESTADO DE REPOUSO: o estado que certos eventos universais assumem quando estão em perfeito equilíbrio.
ESTROMATÓLITO:
ETIMOLOGIA:
EUGENIA: “bom nascimento”, em grego. Tentativa de aplicar o darwinismo à criação deliberada de seres humanos.Inspirou a esperança de ideólogos da utopia e o horror daqueles que conviveram com suas conseqüências materiais. Tentativa de dirigir deliberadamente a evolução humana. A palavra deriva de um termo grego que significa “de boa cepa”.
EPISTASIA: processo pelo qual um gene suprime a expressao de outro.
FENÔMENO: é tudo o que acontece na Natureza. Os fenômenos se classificam em químicos, físicos e biológicos.
FENOMENOLOGIA - é a descrição e análise das experiências do homem, em todos os momentos da vida. Nesse sentido, o fenômeno é tudo aquilo que é percebido pelo homem, seja real ou não.
FILOGENIA: história evolutiva da espécie
FILOSOFIA – do grego philein que significa amor; e de Sophia, que significa sabedoria.
FORÇA CENTRÍFUGA: expulsa um corpo de sua órbita.
FORÇA CENTRÍPETA: atrai um corpo para o centro de sua órbita.
FORÇA: é qualquer causa capaz de ocasionar, modificar ou paralisar o movimento de um corpo, bem como mudar a forma desse corpo. Numa força devem ser considerados 4 elementos: direção, sentido, intensidade e ponto de aplicação.
FUNÇÕES QUÍMICAS: são os grupos pelos quais se distribuem as substâncias de acordo com as suas propriedades funcionais. Isso quer dizer que cada função química compreende um certo numero de substâncias que têm propriedades semelhantes (ácido – sabor azedo, bases ou hidróxidos – neutralizam os ácidos, sais – sabor salgado e bons condutores de corrente elétrica e óxidos – um dos elementos é sempre o oxigênio).
FRENOLOGIA:
FUNFO DE GENES: conjunto total de genes presentes numa população ou numa espécie.
FUSÃO: passagem do estado sólido para líquido
GAIA: deusa mãe Terra dos gregos antigos. Foi ressuscitada por James Lovelock, um renomado cientista inglês. De acordo com a teoria de Gaia, a Terra é um organismo vivo que automaticamente regula o seu meio ambiente de modo a torna-lo ideal para a vida. O que distingue Gaia dos outros conceitos globais é a homeostase, a auto-regulação. Em Gaia, a vida e a Terra agem de uma forma que tende a corrigir operações desequilíbrios que se infligem mutuamente.
GENE(1): qualquer porção do material cromossômico que dura potencialmente por um numero suficiente de gerações para servir como unidade da seleção natural. Esta definição foi formulada por G. C. Williams.
GENE(2): Um gene não é nada além de um modelo para a criação de uma enzima. Isso significa que, em qualquer planta ou animal, há dois modelos para cada enzima. Em alguns casos, os dois modelos são iguais (homozigoto), mas em alguns casos os dois modelos são diferentes (heterozigotos). Cada gene aparece em um certo local em um certo cromossomo e há duas cópias do gene. O local de um gene em particular é chamado de locus do gene. Cada uma das duas cópias do gene é chamada de alelo.
GENES HOMEÓTICOS:
GENES REGULADORES: genes que controlam o desenvolvimento.
GENOMA: totalidade dos genes contidos num único conjunto de cromossomos. Há 23 cromossomos humanos numa célula germinal humana. Cada cromossomo contém cerca de 100 mil genes, ou hélices duplas de DNA. Essa coleção combinada de hélices de DNA contém cerca de três bilhões de pares de bases. Um genoma bacteriano contém uns 3 trilhões de pares de bases, e a freqüência mínima do erro de replicação é da ordem de uma base inserida por engano em cada bilhão.
GÔNADAS:
GONIA - significa geração, nascimento..
GNÔSIS – conhecimento intelectual 
GROUND STATE: estado mais estável de um átomo ou molécula.HELIÓFITA: planta que gosta de luz solar.

HERANÇA GENÉTICA: É a combinação de todas as versões de todos os genes em uma espécie; é conjunto de todos os alelos em todos os loci.
No decorrer do tempo, o tamanho de uma herança genética se altera. A herança genética aumenta quando uma mutação altera um gene e a mutação sobrevive. Consulte Como funciona a evolução para obter detalhes. A herança genética diminui quando um alelo morre. Isso é exatamente o que acontece quando uma espécie está em risco de extinção. A população total definha até o ponto onde pode haver apenas 100 ou 1.000 membros sobreviventes da espécie. No processo, o número de alelos em cada locus diminui e a herança genética da espécie se contrai significativamente. Se os esforços de conservação forem bem sucedidos e a espécie se recuperar, isso ocorre com uma herança de genes muito menor para se trabalhar do que havia originalmente.  
HERMENÊUTICA – arte de interpretar os conceitos e os fatos a eles relacionados
HETEROGAMIA: casar-se com alguém de outra religão. Ver HOMOGEMIA
HÍBRIDOS:
HOMEOPATIA: uma panacéia originada em um momento histórico onde a ciência ainda não tinha qualquer conhecimento sobre o funcionamento biológico dos seres. Permanece até hoje viva porque sempre existirão crédulos, para quem a explicação fácil é o melhor caminho. Saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia
HOMOGAMIA:casar-se com alguém da mesma religião. Ver Heterogamia.
HOMEOTERMIA: manutenção do equilíbrio da temperatura alta do corpo independente da temperatura ambiental.
HOMOLOGIA: fenômeno de derivação de ancestrais comuns que têm estruturas semelhantes. Ela explica porque asas de morcegos, patas dianteiras dos cavalos e mãos humanas são homólogas: considera-se que todas elas são modificações evolutivas dos dedos dos dois membros dianteiros de um ancestral mamífero comum aos três grupos.
HOMOZIGOSE:
ILUMINISMO:  período histórico em que, segundo se pensava, os poderes da Razão desvendariam os segredos e as possibilidades da Natureza.
IMANENTE – é tudo aquilo que se contrapõe ao ser transcendente. Para Kant, é o princípio cuja aplicação se restringe inteiramente aos limites da experiência possível. Enquanto TRANSCENDENTE é tudo o que transgride o limite desses princípios.
IMPRINTING: Mecanismo precoce de aprendizagem, entre os animais, pelo qual um determinado estímulo estabelece imediatamente um padrão comportamental irreversível em relação ao surgimento desse mesmo estimulo no futuro.
INÉRCIA: é a propriedade pela qual um corpo não modifica por si só o seu estado de movimento ou de repouso, a não ser quando sobre ele atua uma força.
ÍONS: é o nome dado à união de dois átomos através da transferência de elétrons.Quando a união é feita pelo compartilhamento de elétrons, forma-se uma molécula.
IRIDOLOGIA: diagnóstico de doenças pelo exame da írisIsótopos: são átomos de um mesmo elemento químico que possuem massas atômicas diferentes. Alguns isótopos emitem radioatividade. Outros, não.
LIMNOLOGIA: estudo dos corpos de água doce.LIQUEFAÇÃO ou CONDENSAÇÃO: passagem do estado gasoso para líquido.
LÓCUS: é a posição ocupada por um gene na cadeia de DNA.
LUZ: é uma manifestação de energia decorrente de um movimento ondulatório de freqüência imensamente grande (bilhões de ciclos por segundo). A luz se propaga segundo 3 leis: ela se propaga em linha reta, em todas as direções e no vácuo.
MAGNETISMO: é o estudo dos imãs e dos fenômenos ligados à energia magnética.
MASSA ATÔMICA: soma dos prótons e dos nêutrons de determinado elemento químico. Também denominado “número de massa”.
MASSA MOLECULAR: de uma substância é a soma das massas atômicas de todos os átomos que constituem uma molécula dessa substância.
MASSA: é a quantidade de matéria (partículas) de um corpo ou de uma substância. A massa pode também ser definida como a medida da inércia de um corpo. Peso é a força com que a Terra atrai, pela ação da gravidade, um corpo com massa determinada.
MATÉRIA: é tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço.
MEIA VIDA: é o tempo necessário para desintegrar a metade da massa de um isótopo. Se tivermos qualquer quantidade de um determinado material, em um determinado tempo teremos apenas a metade deste material, por quanto a outra metade terá se transformado em um outro material. A taxa característica exponencial de cada material é chamada de "decaimento". Esta descoberta é a base da evolução das descobertas da geologia pois, através dela, é possível datar os fósseis. Como exemplo, a taxa de decaimento do Carbono-14 é de 5.730 anos, ou seja, metade de sua massa se transformará em Nitrogênio-14 a cada 5.730 anos. Ver mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meia-vida

MEIOSE: processo de divisão das células sexuais (espermatozóides e óvulos). Uma célula com o conjunto duplo completo de 46 cromossomos divide-se formando células sexuais com o conjunto simples de 23. A determinação da seqüência é feita em ordem mas saltando de um conjunto para outro, o que torna cada espermatozóide perfeito (completo) mas único.
MELANINA: pigmento que escurece a pele, o pêlo etc.
METAFÍSICA – o que está para além da física.

MISTURA: é um sistema formado pela reunião de substâncias diferentes num mesmo meio, com possibilidade de fácil separação. Elas podem ser homogêneas (fracionadas por evaporação, destilação simples ou destilação fracionada) ou heterogêneas (fracionadas por todos os demais métodos).
MITOCÔNDRIAS: corpúsculos que residem dentro de nossas células que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte da energia de que precisamos. Recentemente foi sugerido que as mitocôndrias são, originalmente, bactérias simbiontes que juntaram suas forças ao nosso tipo de célula logo no começo da evolução.
MITOSE: processo de divisão celular.
MOLÉCULA: é a menor porção de matéria que conserva as suas propriedades físicas e químicas. É uma partícula compósita constituída por átomos.
MOLÉCULAS ANFIFÍLICAS ou ANFIPÁTICAS (2 simpatias): moléculas compostas por duas partes com afinidades opostas: uma cabeça hidrofílica (que gosta de águas) e uma cauda hidrofóbica (que detesta água).
MOMENTUN (física): produto da massa pela velocidade de um corpo.Monismo: doutrina, oposta ao dualismo, que considera a mente e o corpo humanos uma única entidade.
MOLÉCULA DE DNA: Uma molécula de DNA é uma cadeia longa e contorcida conhecida como dupla hélice. O DNA parece bastante complexo, mas na realidade é formado por apenas quatro nucleotídeos: adenina, citosina, guanina e timina. Esses nucleotídeos existem como pares de base que se ligam como os degraus de uma escada. A adenina e a timina (A=>T) sempre formam pares, assim como a citosina com a guanina (C=>G).

MONISTAS: aqueles que pregam que os acontecimentos neuronais no cérebro determinam o comportamento, sem levar em consideração se são conscientes ou inconscientes
MECÂNICA QUÂNTICA:
Memes: unidades de herança cultural
MUTAÇÃO:
MUTAÇÕES HOMEÓTICAS:
NEBULOSAS: macios aglomerados estelares que de outra forma não poderiam produzir luz suficiente para serem vistas da Terra.
NEURÔNIO:  é, em essência, a miniatura de um dispositivo receptor-transmissor. Ele tem um corpo celular com um núcleo, uma rede de citomembranas, elementos citoesqueléticos e cotomotores, organelas e todos os outros atributos característicos das células animais. O corpo celular se encarrega de todas as tarefas domesticas necessárias à vida da célula; é uma unidade combinada de energia, manutenção e reparos. O transmissor consiste em uma única fibrila, o axônio, que em geral se subdivide em ramificações terminais somente nas proximidades de seu alvo. O receptor é mais comumente formado por arborescências densas chamadas dendritos (do grego dendron, arvore). Um neurônio funciona como um relê de sentido único, do dendrito para o axônio. Se um dendrito é perturbado, física ou quimicamente, o axônio entra em atividade, segregando, na maioria dos casos, uma substância especifica, chamada neurotransmissor. Esta substância, por sua vez, estimula uma resposta em qualquer célula que possua os receptores apropriados e esteja ligada à ponta do axônio ativado por uma união especial chamada sinapse. Dependendo da natureza da célula-alvo, a resposta pode ser uma contração (célula-muscular), uma secreção (célula-glandular), ou um estimulo ou inibição de comando (outro neurônio).
NEOCÓRTEX: parte muito desenvolvida do córtex – a camada exterior da massa cinzenta – que começou sua evolução com os mamíferos. Acredita-se que é a região em que as memórias são finalmente armazendas e onde ocorre o raciocínio.
NIILISMO:
NOREPINEFRINA: neurotransmissor...
NUCLEOTÍDEOS: micromoléculas que formam o DNA e são representados pelas letras A, C, G, T e U.
NÚMERO ATÔMICO: o número que identifica cada elemento químico em função do numero de prótons encontrado em cada um dos seus átomos.
OBJETOS PERTO DA TERRA (OPTs), objetos maciços que periodicamente cruzam a órbita terrestre não muito longe de nosso planeta. Entre eles estão asteróides, meteoróides e cometas. ONTOGENIA: desenvolvimento embrionário
ONTOLOGIA – parte da metafísica que estuda o “ser” enquanto gênero universal e transcendente.  É a parte da metafísica que trata da natureza, realidade e existência dos entes.
OXIDAÇÃO: fenômeno que se dá quanto uma substância perde elétrons (ou hidrogênio)
OXIRREDUÇÃO: para existir uma redução, é necessário existir uma oxidação (para que o elétron perdido por uma substância seja absorvido por outra). Também chamada de “reações de transferência de elétrons”.
PAN-ESPERMIA: crença de que as sementes da vida existem em toda parte no espaço e são continuamente despejadas sobre a Terra (termo cunhado por Svante Arrhenius, um químico sueco, ganhador de Nobel).
PANGÉIA: é o nome do grande continente que existiu há duzentos milhões de anos, antes de se separar e formar os continentes atuais.
PANTEÍSTA:
PERFEIÇÃO: http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=772
PLASMÍDEO:
PEDOMORFOSE: manutenção de características da infância na vida adulta.
POLÍMERO: tipo especial de organização de biomacromoléculas; é uma cadeia ou fita formada por várias subunidades menores (monômeros). São exemplos o DNA e as cadeias de proteínas.
POLIMORFISMO ESTÁVEL: proporção estável entre espécies que convivem em um mesmo ambiente.
PROCARIOTO: ser vivo que não possui a estrutura celular chamada núcleo. O DNA está disperso no fluido intracelular chamado citoplasma. Nos eucariotos (ser vivo que possui núcleo), como o homem, o DNA encontra-se, principalmente, no núcleo e, em menor escala, no interior de uma outra estrutura subcelular chamada mitocôndria.
PRINCÍPIO ANTRÓPICO: afirma que o universo não permitiria a vida, nem mesmo a formação de sóis e planetas, a menos que uma dúzia de constantes básicas da natureza estivesse perfeitamente sintonizada.
PROGÊNIE:
PROGÉRIA INFANTIL: distúrbio genético que começa a se manifestar por volta dos 5 anos de idade. A taxa de crescimento das vítimas diminui, perdem o cabelo, a pele adquiri uma aparência envelhecida, e passam a sofrer de doenças cardiovasculares. Em poucos anos passam da meninice para uma aparência de extrema senilidade.
PROPRIEDADES GERAIS DA MATÉRIA: extensão, impenetrabilidade, massa, inércia, porosidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade.
PROTÉINA: são biomoléculas formadas pela união de unidades básicas chamadas aminoácidos. Cada proteína possui uma seqüência específica de aminoácidos em sua estrutura a fim de que possa realizar seu papel biológico.
PROTEOMA: é o conjunto de proteínas produzidas a partir de um genoma.
QED: Quantum Electrodynamics – eletrodinâmica quântica : teoria quântica do campo que descreve as interações entre luz e matéria.
RECOMBINAÇÃO: processo de permutar pedaços de cromossomo na meiose.
REDUÇÃO: fenômeno que se dá quanto uma substância ganha elétrons (ou hidrogênio)
REFRAÇÃO: é a mudança de direção de um feixe de luz quando passa de um meio para outro de densidade diferente.
REM: Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos que acompanha o sonho no sono profundo.Spin: rotação de uma partícula em torno de seu próprio eixo. Replicação:
REPRODUÇÃO: Todos os organismos multicelulares descendem de uma célula geneticamente programada para representar com grande precisão um cenário de divisões, diferenciações, e especiação coordenadas que resultam em organismos semelhantes aos dos genitores e capazes de perpetuar a espécie de igual modo. 
RESSUBLIMAÇÃO: passagem direta do estado gasoso para sólido.
RESULTANTE: é a força que, sozinha, é capaz de produzir o mesmo efeito que todas as componentes juntas de um sistema de forças.
RNA:
SEMIÓTICA – ciência dos signos, ciência médica dedicada ao estudo da interpretação dos sinais
SINGULARIDADE: Depois que a superfície de uma estrela ultrapassa o horizonte de eventos, o colapso prossegue forçosamente cada vez mais depressa até que toda a matéria da estrela fique comprimida num volume de dimensões zero, isto é denominado “singularidade”. Na singularidade, tanto a densidade da matéria quanto as forças gravitacionais se tornam infinitas. A matéria que antes constituía uma estrela é comprimida num ponto matemático.  A singularidade é um lugar em que o espaço e o tempo deixam de existir ou é um lugar em que a teoria que prevê sua existência sucumbe. De qualquer modo é um lugar onde as leis da física cessam de vigorar.
SEROTONINA: hormônio neurotransmissor envolvido no comportamento emocional e social.
Temperatura: é a grandeza que mede a energia cinética das partículas de um corpo ou de uma substância. Calor é a energia transferida de um corpo a outro devido à diferença de temperatura entre eles.
SOCIOPATIA:
SOFISTAS – profissionais da retórica
SOLIDIFICAÇÃO: passagem do estado líquido para sólido.
SUBLIMAÇÃO: passagem direta do estado sólido para o gasoso (naftalina).
SUBSTÂNCIA PURA: é a espécie de matéria formada por moléculas ou grupamentos iônicos quimicamente iguais. Elas podem ser simples ou compostas.
TERMODINÂMICA: ramo da física que lida com o calor e a energia.
TAXONOMIA:
TDT: Teoria De Tudo. Uma parcela da comunicade científica (prinipalmente físicos) tem como foco de trabalho a descoberta de uma teoria de fundo que explique tudo no universo. Grande parte deles faz seus estudos no CERN que hoje (2012) está concentrado em descobrir a partícula de HIGGINS que, em tese, sería a partícula fundamental. Ve mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_tudo
TEÍSTA:
TELEGONIA: geração a distância.
TELEOLOGIA: – é a designação de um propósito para tudo. As crianças são teleológicas por natureza, e muitas nunca abandonam a característica.
TOPOBIOLOGIA: o estudo dos mecanismos que fazem células diferenciadas se reunirem em padrões tridimensionais característicos.
TRABALHO: é o “resultado” de uma força que desloca um corpo ao longo de determinada distância. Potência é a medida de trabalho realizado na unidade de tempo.
TRADUÇÃO:
TRANSCRIÇÃO:
TRANSGÊNICOS: ou OGM, organismos geneticamente modificados, são microorganismos, plantas ou animais que receberam um ou mais genes através de técnicas de clonagem molecular.
UNIDADE ASTRONÔMICA (u.a): igual à distância da Terra ao Sol.
UNIDADE GENÉTICA: apenas uma extensão qualquer de um cromossomo.
VALÊNCIA: é o poder de combinação dos átomos. Depende do número de elétrons que o átomo pode ceder, receber ou compartilhar.
VAPORIZAÇÃO: passagem do estado líquido para vapor.
VITALISMO: teoria segundo a qual os processos biológicos não podem ser explicados pelas leis ordinárias da física e da química, pois cada organismo vivo contém uma “força vital” que não pode ser analisada e, menos ainda, sintetizada.
VICARIANTE: vem da palavra italiana para representante. Espécies vicariantes são aquelas que hoje ocupam diferentes áreas, mas que possuem um memso ancestral que ocorria em uma área única no passado.

DICIONÁRIO GREGO

APORIA – fim de um caminho sem saída

ARQUÉ – elemento primordial.

AREGTÉ – virtude

EPOQUÉ – suspensão do juízo

HELADE – o mundo grego

OUSIA – essência

PERIPATOS – o caminho

PHYSIS – natureza

PNEUMA – espírito

PSYKHÉ – alma

PYR – fogo em grego.

TECHNÉ – a arte prática do conhecer



DICIONÁRIO LATIM

Voces – linguagem

Res - Coisas


Nomena - Palavras

CIENTISTAS E PENSADORES


Gregor Mendel: Monge augustiniano, pioneiro no estudo da hereditariedade, tendo formalizado matematicamente as regras e postulados que são aplicados até os dias de hoje.

Jacques Monod (1920-1976): A exemplo de muitos de sua geração na Franca, afinal encontrou um clima intelectual apropriado na filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre e particulamente em Albert Camus, por quem tinha verdadeira veneração. A principal mensagem filosofica da obra ( O Acaso e a Necessidade, de Monod) é que a evolução biológica, longe de ser de alguma forma dirigida por um élan vital, energia radial, ou outra força mistica, depende inteiramente de mutações aleatórias (acaso) que são peneirads pela seleção natual (necessidade). Não há sentido, propósito ou designio a ser lido no aparecimento e evolução da vida, mesmo da vida inteligente.


 
Lamarck: cientista que defendia a teoria de que os caracteres adquiridos são transmissiveis.
Penrose: sua tese principal é que o cérebro, pelo menos o cérebro consciente, funciona por um processo não-algoritmico.
Pierre Teilhard de Chardin:  nasceu em 1881, na Franca. De seu ambiente falimiar protegido e profundamente religioso, ele recebeu uma fe furadoura que o impeloi ao sacerdocio sob a austera disciplina da ordem jesuita. Durante toda a vida, Teilhard procurou conciliar as exigências conflitantes da ciência e da fe. Criou uma espécie de teologia naturalista que provocou a desconfiança de seus superiores e a proibicao de publicar suas idéias. Somente depois de sua morte em Nova York, onde esteve semi-exilado, é que seus trabalhos foram publicados. Segundo sua visão, a mente e a matéria coexistem de forma elementar desde o começo do universo e são impelidas, simultaneamente, para uma complexidade sempre maior pelas forças combinadas e complementares das duas formas de energia.

Thomas Robert Malthus: acreditava em um aumento geométrico da população humana, em confronto com um aprimoramento mais vagaroso da produção agricoloa. O resultado que ele hipotetizou foi uma aceleração catastrófica da disseminação de doenças, conflitos e sofrimento generalizado. Darwin e Mendel são as pessoas responsáveis pela refutação desta teoria.



FONTES USADAS:

Como funcionam as heranças genéticas

por Marshall Brain - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Dezenas de artigos sobre Ciências da Vida:

Encilopédia Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do texto? Lhe serviu de alguma maneira? Tem algo a acrescentar ou discordar? Comente. A ideia é essa.